Market Snapshot #3
- Alan Leal
- May 31, 2024
- 2 min read
Updated: Oct 9, 2024
Mercado de carne bovina
Introdução
Em 2023, segundo o ComexStat, o qurto bem que o Brasil mais exportou para os Estados Unidos foi “Carnes de bovino, desossadas, congeladas” atingindo a soma de quase US$ 5,73 bilhões. Esse mercado de carnes impacta diversos países e este Market Snapshot visa caracterizar esse mercado sob duas óticas: (1) inicialmente, exibimos os dez players mais relevante no mercado importador e exportador desse bem nos anos mais recentes disponíveis em nossa base (2018-2022); (2) olhamos diretamente para o mercado chinês em termos estaduais e analisamos duas coisas: (1) seu perfil importador estadual do bem considerado aqui; (2) o perfil importador estadual desse bem considerando unicamente o Brasil. Com essa análise, busca-se caracterizar com precisão o mercado internacional de carnes, com foco no mercado chinês, em termos de oportunidades mais recente.
Estado Atual
Em termos do mercado exportador mais recente para carnes (2018-2022), Brasil, EUA e Austrália tendem a dominar a exportação desse produto (confira figura adiante).
Em termos de importação, China exibe nos anos analisados uma tendência crescente de volume importado desse produto, alcançando, em 2022, mais de US$ 15 bilhões de importações em carnes bovinas.
Regional Snapshot
Num segundo momento, analisamos o perfil importador das províncias chinesas para carnes. Curiosamente, quase todas as províncias chinesas importam esse bem de forma consistente, tornando a visualização gráfica no período analisado (2023/5-2024/4) dificultada. De toda forma, você encontra uma versão interativa dessa tabela aqui.
Por fim, o perfil de importação das províncias chinesas pela carne bovina brasileira pode ser conferida na tabela a seguir, cuja versão interativa pode ser conferida aqui.